Movimento poético-cultural adota fonte Xilosa e ícone baseado em mapa artesanal do centro da cidade. Nova identidade visual reforça raízes feirenses e conexão com a arte popular.
O Movimento Poético Geração de 20, que desde 2020 fomenta a literatura, as artes visuais e outras expressões artísticas em Feira de Santana e em todo o Brasil, apresenta sua nova identidade visual. A mudança, que marca o retorno definitivo às atividades presenciais, reforça as raízes feirenses do coletivo e sua conexão com a arte popular.
A nova identidade visual da Geração de 20 se destaca pela adoção da fonte Xilosa, uma releitura da tipografia encontrada na xilogravura e na literatura de cordel, expressões artísticas tradicionais da região. Além da fonte, o logotipo do movimento também foi atualizado. O novo ícone é inspirado no mapa artesanal dos bairros do centro de Feira de Santana, elaborado pelo artista Andrevruas e adaptado sob licença Creative Commons CC BY 3.0.
No mapa, as vias principais do centro e seus arredores, delimitados pelo Anel de Contorno, estão destacadas em negrito. É possível identificar trechos da BR-324, nas proximidades do Portal do Sertão, e da Avenida Presidente Dutra, conectando-se à Avenida Rio de Janeiro, além das avenidas Getúlio Vargas, José Falcão, João Durval Carneiro e Maria Quitéria. O círculo amarelo e o contorno preto do ícone foram combinados para simbolizar o número zero, que, junto ao dois, compõe o numeral 20, em referência ao nome do movimento.
Desde janeiro de 2023, a Geração de 20 vem desenvolvendo iniciativas em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e artistas locais renomados, como Seu Lu das Artes e Simone Raslan. Segundo a equipe da Geração de 20, a nova identidade visual é o primeiro passo de uma série de novidades que serão anunciadas em breve, incluindo um calendário de eventos presenciais para o segundo semestre deste ano.
"Estamos muito satisfeitos com o resultado da nossa nova identidade visual. Ela representa um novo momento para a Geração de 20, mais conectado com Feira de Santana e com a força e beleza da arte popular", afirma a equipe da Geração de 20.