Contemplada pelo edital Diálogos Artísticos — Bicentenário da Independência na Bahia com apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade vinculada à Secretaria de Cultura (SECULTBA), a Revista Geração de 20 foi a única selecionada para fazer circulações literárias decoloniais no Portal do Sertão.
A Revista Geração de 20 lançará a 6ª edição, especial do Bicentenário da Independência na Bahia, com o projeto "Trânsito Poético Circular". A edição, que traz na capa uma ilustração do artista visual feirense Ronaldo Agrestino, homenageia Maria Quitéria e celebra a diversidade com a publicação de 24 poetas negros (pretos e pardos), indígenas, transgêneros, não-binários e travestis do Portal do Sertão.
O "Trânsito Poético Circular" promoverá três circulações literárias decoloniais pela região. Duas delas serão realizadas em escolas: a primeira na Escola Municipal José Tavares Carneiro, no distrito de Maria Quitéria, em Feira de Santana, e a última no Colégio Estadual Joaquim Inácio de Carvalho, em Irará. A programação especial nessas instituições contará com bate-papo entre os poetas selecionados e os estudantes, oficina de escrita poética e declamação de poesias.
O lançamento oficial da 6ª edição acontecerá no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, às 13h, no teatro do Centro de Cultura Amélio Amorim, em Feira de Santana. O evento, com entrada gratuita, terá a participação dos poetas publicados na edição, apresentação musical de Gio Wilker e contação de histórias com o Observatório de Contação da UEFS.
Duzentos exemplares da revista serão distribuídos gratuitamente entre os poetas participantes, estudantes e bibliotecas das escolas envolvidas no projeto, democratizando o acesso à literatura e incentivando a leitura.
Confira a agenda completa do Trânsito Poético Circular: