Sandra Olazával é uma peruana que mora em Feira de Santana a mais de uma década. Desde pequena, sempre adorou desenhar, mas não conseguia se desenvolver muito nessa área. Bastante tempo depois, morando em Feira de Santana, sua inspiração e paixão pela arte regressaram.
Ela é uma artista autodidata, inspirada pelos grandes clássicos, como Leonardo da Vinci, Botticelli e outros artistas da época do romantismo, barroco e impressionismo. Também é ilustradora, meio que lhe abriu um mundo cheio de movimento, Corea vivas, fantasia e alegria que lhe auxiliam a pintar seus quadros. Em cada uma das suas pinturas, tenta transmitir uma mensagem especial para os espectadores.
"Para fazer esta obra, inspirei-me na natureza; queria poder transmitir a vida que tem, de forma geral, todas as plantas. Mostrar que também sentem, que tem uma beleza imensa, que transmitem muita paz; mostrar também que o silêncio é a forma em que se expressam e que temos que aprender a nos comunicar com elas através do 'sentir'."
"Este quadro se chama: Respirando Fundo. Eu coloquei esse nome porque, muitas vezes, passamos por problemas na vida, sejam eles qual forem, e sentimos que afundamos, que somos tragados por eles. As pétalas soltas na água representam todos esses problemas e dificuldades. Já a rosa, representa a vida, a esperança, a alegria em que temos que nos agarrar e não soltar nunca. Precisamos respirar fundo para seguir adiante e descobrir que, lá no fundo, existe algo que temos que aprender."
Como parte das atividades do Manifesto Artístico Coletivo que ocupa o Museu de Arte Contemporânea da cidade, Sandra e Tatiane Alves ministrarão uma oficina gratuita intitulada Desenho com aquarela e caneta. O evento vai acontecer no MAC, nos dias 22 de dezembro e 05 de janeiro de 2023, das 14h às 17h. As inscrições estão sendo feitas através do link na bio do Instagram @desenhando_com_luz.