Contemplada pelo edital Diálogos Artísticos — Bicentenário da Independência na Bahia com apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade vinculada à Secretaria de Cultura (Funceb/SecultBa), a Revista Geração de 20 foi a única selecionada para fazer circulações literárias decoloniais no Portal do Sertão.
A Revista Geração de 20 é um periódico físico e digital, respaldado pelo Centro Brasileiro do ISSN, que promove a literatura e as artes visuais produzidas por artistas independentes de Feira de Santana e região. Segundo o editore Dee Mercês, a revista visa publicar o trabalho de artistas independentes que não encontram espaços para expor suas obras de arte.
“Buscamos divulgar quem está surgindo na cena artística, porém, artistas que desenvolvem um trabalho há mais tempo também são bem-vindas, não publicamos trabalhos que contenham qualquer categoria de preconceito e/ou reforcem discursos de ódio”, pontua Dee.
Para essa edição, foram selecionados 24 poetas negros (pretos e pardos), indígenas, transgêneros, não-binários e travestis, do Portal do Sertão, que se inscreveram para publicação gratuita de poemas na 6ª edição, que tem como tema central o Bicentenário da Independência na Bahia. A ilustração da capa leva a assinatura do artista visual feirense Ronaldo Porto “Agrestino”.
HOMENAGEM À MARIA QUITÉRIA
Serão realizadas três ações literárias durante o Trânsito Poético Circular pelo Portal do Sertão, organizadas pela vice-coordenadora Ana Beatriz Nascimento. A primeira parada aconteceu na Escola Municipal José Tavares Carneiro, localizada no distrito da heroína feirense Maria Quitéria (veja aqui um resumo); a terceira e última parada acontecerá no Colégio Estadual Joaquim Inácio de Carvalho, localizado no município de Irará. Em ambas as instituições de ensino público, a programação especial contará com a participação dos/as/us poetas selecionados/as/es para um bate-papo com os estudantes e, logo após, uma oficina de escrita poética. Também haverá declamação de poesias.
SARAU DE LANÇAMENTO
A segunda parada do Trânsito Poético Circular pelo Portal do Sertão acontecerá no teatro do Centro de Cultura Amélio Amorim, em Feira de Santana. O evento híbrido de lançamento da edição acontecerá no Dia da Consciência Negra (20/11), às 13h, com entrada gratuita. A programação contará com a participação dos poetas publicados/as/es mais apresentação musical do artista Gio Wilker, contação de histórias com o Observatório de Contação da UEFS e apresentação de Daniela Landin.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DOS EXEMPLARES
Haverá distribuição gratuita de 200 exemplares entre os/as/us poetas publicados/as/es e os estudantes e bibliotecas das escolas participantes do projeto.
Para mais informações, siga-nos: