top of page
Foto do escritorGeração de 20

Geração de 20 celebra Bicentenário da Independência da Bahia e a bravura de Maria Quitéria

Atualizado: há 1 dia

Heroína feirense desafiou convenções, lutou pela independência e se tornou símbolo de empoderamento. Geração de 20 se compromete a recontar sua história.


Geração de 20 celebra Bicentenário da Independência da Bahia e a bravura de Maria Quitéria

A Geração de 20 celebra neste 2 de julho o bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, um marco histórico conquistado graças à coragem e determinação de homens e mulheres que lutaram pela liberdade. Entre essas figuras, destaca-se a heroína feirense Maria Quitéria de Jesus, símbolo de bravura e empoderamento feminino.


Nascida em Feira de Santana, Maria Quitéria desafiou as convenções sociais de sua época ao se alistar nas tropas que lutavam pela independência, vestindo-se com trajes masculinos. Após ser descoberta por seu pai, teve sua permanência autorizada devido à sua excepcional habilidade com armas de fogo.


A partir de então, Maria Quitéria lutou bravamente na linha de frente da Guerra da Independência do Brasil na Bahia. Em abril de 1823, comandou um grupo de mulheres civis no combate aos portugueses na Barra do Paraguaçu, e seguiu em batalha até o 2 de julho, data que consolidou a independência baiana.


Em agosto do mesmo ano, foi condecorada por D. Pedro I com a insígnia de Cavaleiro da Ordem Imperial do Cruzeiro, em reconhecimento à sua bravura e aos seus serviços prestados à causa da independência.


"Maria Quitéria é um exemplo de coragem, determinação e amor à pátria. Sua história nos inspira e nos motiva a seguir lutando por um Brasil mais justo e igualitário", declara os fundadores da Geração de 20. O movimento poético-cultural, que tem como um de seus pilares a valorização da cultura regional, se compromete a recontar a história de Maria Quitéria para as novas gerações, mantendo viva a memória dessa heroína nacional.


Fonte: Texto adaptado da Secretaria de Cultura da Bahia (SECULT), 2023.

4 visualizações0 comentário
bottom of page