top of page
Foto do escritorGeração de 20

Acupe celebra a Maré de Março com festa da Associação Cultural Nego Fugido

Atualizado: há 13 horas

Edição 2024 do evento acontece nos dias 23 e 24 de março com o tema "O saber popular não se compra". Programação inclui capoeira, maculelê, samba, cortejo e mais.


O distrito de Acupe, em Santo Amaro da Purificação, se prepara para celebrar a tradicional Maré de Março, nos dias 23 e 24 de março de 2024. O evento, organizado pela Associação Cultural Nego Fugido, terá como tema "O saber popular não se compra" e contará com uma programação repleta de manifestações culturais.


A maré de março é um fenômeno natural que ocorre devido às alterações cíclicas do nível das águas do mar, causadas pelos efeitos combinados da rotação da Terra com as forças gravitacionais exercidas pela Lua e pelo Sol. Na Bahia, o mês de março é celebrado com muito respeito pelos detentores dos saberes populares, que reconhecem a força e a importância desse fenômeno.


Segundo o biólogo e doutor em Ecologia e Biomonitoramento, José de Anchieta Nunes, a maré de março acontece graças a uma "maré de sizígia", popularmente conhecida como "maré de lua", que ocorre sempre na lua cheia ou nova, associada a uma posição específica do Sol. "As marés de sizígia do mês de março são as maiores do ano devido à passagem do Sol pelo plano do equador terrestre", explica Nunes. Ele acrescenta que a ação dos ventos e a passagem de frentes frias podem intensificar ainda mais o fenômeno, causando, em alguns casos, a destruição na zona costeira.


Em Acupe, a celebração da maré de março é organizada pela Associação Cultural Nego Fugido e, este ano, contará com atividades de capoeira, maculelê, puxada de rede, samba, contação de histórias e roda à luz de candeeiro. Um dos pontos altos do evento será o cortejo ancestral, que terá como ponto de partida a casa do Nego Fugido.


A programação completa do evento pode ser conferida aqui:



19 visualizações0 comentário
bottom of page